A tangerina, também conhecida como laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã ou ponkan, manjerica, laranja-cravo, mimosa, vergamota, clementina ou mexerica, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado.
Parece ser uma antiga espécie selvagem, nativa da Ásia. na região onde hoje estão países como Índia, China, Birmânia e Malásia. De lá, ela foi levada para o norte da África e seguiu para o sul da Europa durante a Idade Média. No Brasil, a primeira referência sobre a tangerina aparece em escritos do padre Manuel Aires de Casal, em 1817.
A fruta logo se adaptou ao clima do país, que hoje é um importante produtor mundial. Sorte dos brasileiros, que podem aproveitar todos os benefícios nutricionais dessa fruta.
Da mesma forma que a laranja, o limão e outras frutas cítricas, a mexerica é bastante rica em vitamina C. Uma outra vantagem adicional é que os gomos possuem muita fibra. Por causa disso, o consumo dessas variedades ajuda na digestão, podendo até se tornar laxativos.
O nome “Tangerina” vem de “laranja tangerina”, isto é, “laranja de Tânger”. “Bergamota” e “vergamota” vêm do turco beg armudi, “pêra do príncipe”, através do italiano bergamotta ou do francês bergamotte. “Mandarina” vem do castelhano mandarina.
Ou seja, Tangerina é um nome geral para as variedades de frutas levemente cítricas mais conhecidas como Mexericas. Apesar de parecidas, cada fruta tem sabor e aroma distintos.Fonte: http://portalserradamoeda.com.br/mexerica-ou-mexirica-ou-tangerina/