Nome científico: Syzygium jambos
Nativa do Sudeste Asiático, essa espécie pertence à família Myrtaceae, que inclui também a goiaba, a pitanga, o jamelão, a jabuticaba e o eucalipto.
Os jambeiros são arvores que podem medir de 3 a 15m de altura. As folhas são de um vermelho brilhante quando jovens e verde intenso quando maduras. As flores são pequenas e surgem em aglomerados terminais. O fruto tem casca lisa e cerosa, rosada, esbranquiçada, amarela ou laranja-amarelada (dependendo da variedade), polpa consistente e branca, e uma ou mais sementes de formato esférico no seu interior. Tem formato bem parecido com uma goiaba, mas distintos perfume e sabor.
Embora seja fruto amarelo, essa variedade é conhecida em algumas regiões como jambo-rosa, o que se deve não à cor, mas ao perfume que exala!
O jambo é uma boa fonte de ferro, proteínas e outros minerais. Os frutos apresentam 28,2% de umidade, 0,7% de proteína, 19,7% de carboidratos, contendo entre eles vitaminas como A (beta caroteno), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), minerais como ferro e fósforo. Em 100g de polpa, têm 50 calorias.
Desenvolve-se bem em quaisquer tipos de solo, mas não tolera geadas. Fonte: http://www.jardimexotico.com.br/jambo-amarelo