Origiária do Japão, a planta se espalhou pelo mundo levando cor e beleza aos jardins; veja dicas e saiba como cultivar a sua
Admiradas por sua generosa floração, as hortências também são popularmente conhecidas como rosa-do-japão e hidrângea. O nome científico Hydrangea macrophylla significa “bebedoura de água”. Já o nome hortênsia foi uma homenagem a uma dama francesa do século XVIII, Hortense Lepante, que era mulher de um amigo do naturalista Philibert Commerson, responsável pela introdução da planta na Europa.
As hortências são originárias da Ásia, mais especificamente China e Japão e espalhou-se pelo mundo como planta ornamental em meados do século XIX. Existem mais de 600 variedades diferentes.
É um arbusto de ciclo de vida perene que pode chegar a 1,5 m de altura. As folhas deste arbusto são grandes, ovaladas, de cor verde-clara, firmes e com bordas dentadas. No outono as folhas caem.
No Brasil a floração ocorre na primavera/verão. As inflorescências agrupam-se formando buquês bem arredondados, contendo grande número de flores que podem ter uma coloração que varia entre violeta, azul, lilás, rosa, vermelho e branco. A hortência se dá muito bem em climas mais amenos, tendo melhor floração em lugares frios.Fonte: https://lejardinpaisagismolj.wordpress.com/2012/08/16/aprenda-plantar-e-cuidar-da-bela-e-imponente-hortencia/