Caqui Rama Forte
As plantas tem sistema radicular pivotante, com poucas raízes secundárias e se adaptam melhor aos terrenos profundos e bem drenados, não tolerando solos superficiais ou baixadas úmidas. São árvores bastante resistentes às doenças e pragas.
Para se obter sucesso na produção do caqui deve-se conduzir podas de formação, de limpeza e de produção durante o inverno.
A poda de formação tem por finalidade constituir o esqueleto básico da planta, capaz de suportar pesadas cargas. A muda é plantada de haste única e, no primeiro ano, deixa-se desenvolver 3 ou 4 pernadas, radialmente dispostas no tronco, distantes entre si de 10 a 15 cm, a partir de 50 cm do solo; todos os demais ramos devem ser eliminados rente ao tronco.
No inverno seguinte, um ano após o plantio, essas pernadas são encurtadas, a fim de permitir a emissão de ramificações vigorosas. Nos anos seguintes, prosseguem as podas de encurtamento e raleio de ramos; para se formar uma boa copa da planta.
Os melhores frutos se originam na brotação das gemas terminais dos ramos do ano anterior. Na poda de limpeza, deve-se eliminar os ramos supérfluos, mal situados, doentes e secos. Desbrotas periódicas devem ser realizadas, pelo menos duas durante o ano, ocasião em que são eliminados os brotos em excesso.
Recomendamos pulverizações na frutificação para afastar insetos indesejáveis; e na maturação a proteção dos frutos com embalagens (saquinhos em TNT). Elas protegem contra insetos, lagartas e pássaros.Fonte: http://mudasdefrutiferas.com.br/index.php?route=product/product&product_id=103