Como Reproduzir Ótima Mangueira


Conservar sementes de manga é uma tarefa quase impossível. “As sementes são altamente perecíveis e perdem o poder de germinar em pouquíssimo tempo”.

O melhor a fazer, nesse caso, é plantar logo e conservar a muda, para replantar no sítio. Mesmo assim haverá outro problema. Variedades como a haden, keite, tommy atkins, palmer e outras não se reproduzem bem por sementes. Em 99% dos casos, os – frutos resultantes terão sabor ruim, casca dura e tamanho pequeno, entre outros problemas.

O melhor é aplicar técnicas como enxertia ou borbulhia. Já variedades como a espada, coquinho, burbom, rosinha e outras, podem ser cultivadas por sementes sem problemas. O segredo é colher o fruto maduro, retirar a polpa e deixar a semente secar à sombra por três dias. Depois, remove-se cuidadosamente a casca da semente, com o auxilio de uma tesoura, e com cuidado para não ferir a amêndoa.

Cuidado também para não cortar o pedúnculo, aquela haste que era ligada ao galho da árvore. Nesse caso, 90% das sementes germinarão. Quando se planta sem retirar essa casca, a possibilidade de germinação cai para 10%. Por isso, é comum dizer-se que a manga não “pega” por sementes. A seguir, coloca-se a amêndoa num saquinho de terra ou num vaso, cobrindo com mais 1 cm de solo bem fértil,deixando germinar na sombra. Vão brotar três ou quatro plantinhas. Escolhe-se a mais forte e eliminam-se as outras. Ao cultivar por sementes, a planta demora dois ou três anos a mais para dar frutos, em comparação com mudas formandas por enxertia.

No caso da enxertia, o ideal é recorrer a um viveirista. Leve um ramo de ponta, de preferência com flor. Os melhores são os ramos novos de cor verde e bem lisos. Solicite um enxerto com um cavalo bem resistente a doenças, como a seca da mangueira. Dessa forma, obtém-se uma árvore idêntica à planta mãe, que em pouco tempo dará bons frutos.


voltar

Odairplantas.com.br @ 2011 Todos Os Direitos Reservados


     (14) 3486-1660 / (14) 9704-0360

     E-mail: odairplantas@itelefonica.com.br

Compartilhe a Página do Odair Plantas

nas Redes Sociais:

SITE DESENVOLVIDO POR: