Lichia
Lichia

Plantio de Graviola

Novas técnicas de manejo e controle de pragas contornaram dois dos principais problemas para a formação de pomares comerciais dessa fruta,originária da América Central e trazida pelos portugueses no século XVI: a baixa produtividade e o controle de pragas.

Pelo menos três técnicas tornam o pomar mais produtivo, com frutos grandes-que podem chegar a 10 quilos, uniformes, de boa aparência e sem resquícios de agrotóxicos.

Com isso,supermercados de todo País podem ofertar,em suas prateleiras,a fruta in natura - com preços que chegam a R$ 4,50 aR$ 5.00 o quilo - e a indústria de polpas e sucos recebe matéria-prima de qualidade,eliminando em parte, a dependência de importação da Colômbia e da Venezuela os maiores produtores.


Dicogamia

Para aumentar a produtividade, é fundamental fazer a polinização artificial. Conforme explica o agrônomo,a graviola tem uma característica própria,chamada de dicogamia. “Seria um desencontro da parte feminina da flor com a parte masculina, o que não impossibilita, mas dificulta a polinização em larga escala”, diz.
Outro entrave é que, como a flor da gravioleira é muito fechada, o vento e outros agentes polinizadores naturais praticamente não influenciam na fecundação das flores. “Para contornar esse problema, deve-se fazer polinização artificial”.

A técnica consiste em utilizar pincéis comuns, impregnados de pólen. “Embora se trate de uma operação lenta e delicada, o resultado é bastante positivo.” Isso gera frutos bem formados e uniformes, assim é possível padronizar até as embalagens e vender a fruta in natura para mercados mais distantes.

A polinização artificial é feita, geralmente, nas primeiras horas, da manhã,quando as flores estão semi-abertas e o gineceu apresenta-se pegajoso,o que facilita a aderência do grão de pólen e gera um bom fruto. Como se trata de uma técnica trabalhosa, não é necessário polinizar absolutamente todas as flores. “Ideal é fazer a polinização das flores situadas na parte mais interna dos galhos”, “Flores que ficam nas extremidades dos ramos prestam-se mais para a coleta do pólen porque estão mais expostas aos raios solares recebem menor fluxo de seiva”. “Se fossem polinizadas, há menor chance de dar frutos tão bons quanto os dos ramos internos”.


Inseticida natural

Também se desenvolve um eficiente manejo da broca da graviola. Faz-se o controle da praga com um produto biológico, aplicando-se uma solução feita com folhas de nem, planta originária da Índia, com características repelentes de insetos. “Hoje colhemos frutos sadios, sem perfurações nas cascas.”


voltar

Odairplantas.com.br @ 2011 Todos Os Direitos Reservados


     (14) 3486-1660 / (14) 9704-0360

     E-mail: odairplantas@itelefonica.com.br

Compartilhe a Página do Odair Plantas

nas Redes Sociais:

SITE DESENVOLVIDO POR: