Lichia

Lichia - A Rainha das Frutas

Diz-se a lenda que a lichia - a uva chinesa orige quem a planta. A fruta é bienal como o café e alterna ciclos de produção maior e menor a cada dois anos, mainária de Cantão Sul da China, dotada de casca vermelha rugosa que recobre a polpa branca leitosa e doce - é um espelho da vida os pesados cachos da fruta rubra enchem os olhos de quem passa.


Consórcio e Plantio Direto

No "era uma vez" oriental, javia um rei chinês que, para satisfazer o requintado paladar da rainha Yokomi, cuja beleza só seria comparável a Cleópatra, estabelecera uma rota simbólica que incluia dezenas de cavalos e um posto de monta a cada 50 Km para o transporte de lichia do Sul do país para Pequim. "Tamanho esforço para fornecer frutas frescas a sua amada só poderia ter sido feito para uma frutas excepcional",. Quando provou os primeiros frutos de suas lichieiras, 15 anos depois sentiu que tinha acertado na mosca; o sabor é decididamente singular. Na China ainda hoje ela é considerada a rainha das frutas, a mais nobre dentre elas, "o consumidor brasileiro descobriu a lichia e a fruticultura".

Retorno

A planta é temperamental "Este é o seu segredo; observação atentaem todas as suas faces. Com a planta adulta em produção, a adubação é feita depois da florada, para segurar a carga. Emprega-se esterco de galinha ou de curral e supre nutrientes com fórmula equilibrada de fertilização quimica se necessário. Um pouco de adubo foliar é aplicado se for preciso. Depois da colheita, é feita uma poda leve para retirada de galhos antigos e danificados. A irrigação, feita por aspersão, é fundamental e deve ser feita na hora certa. Segundo o agronomo o solo ideal é o de ph baixo, em torno de 4,5. A estrutura, no netanto não deve ser muito arenosa. Na faixa em que esta planta produz na China, o clima é bastante parecido com o do estado. Com uma cultura cuidadosa, são poucas as pragas que atacam a lichieira: na época da colheita, a mosca da fruta é combatida com iscas. O produtor não faz pulverizações a esmo contra o fungos, somente em casos externos. Até agora no entanto, não houve sequer um caso de broca.


Época de Safra Excelente

A lichia tem época de excelente produção; a das festas de final de ano, quando a demanda por frutas exóticas e coloridas aumenta.

Espaçamento: No caso o plantio ideal da muda plantada no espaço de 10 X 10 m. para quem vai iniciar uma plantação o agronomo indica o caminho do consórcio, com o emprego do sistema de plantio direto. "No primeiro ano pode ser plantado milho, depois soja e leguminosas para a fixação de nitrogênio no solo. Isto ajuda a amortizar os custos iniciais". Para exploração econômica, a dica também fica por conta, no caso de optar-se pelo consórcio, da atenta administração de micronutrientes para não prejudicar o plantio da cultura perene.
Como a produção local ainda é pequenas as safras acabam sendo absorvidas no mercado interno. No exterior ela é bastante cultivada na Flórida, onde é conhecida como lychee. No Brasil a rainha das frutas é presença constante nos jantares oficiais de Brasília desde 1988.

O consórcio da lichia com outras culturas é o melhor caminho para quem quer formar um pomar de lichieiras. No primeiro ano, pode-se plantar milho, depois depois soja e leguminosas, para a fixação do nitrogenio no solo.


Variedade da Lichia

Americana: mais doce; semente menor; não forma cachos; casca mais lisa; coloração purpura; boa para pomar caseiro.

Bengal:
variedade mais produtiva; bem vermelha, forma grandes cachos. Mais indicada para produção comercial.





voltar

Odairplantas.com.br @ 2011 Todos Os Direitos Reservados


     (14) 3486-1660 / (14) 9704-0360

     E-mail: odairplantas@itelefonica.com.br

Compartilhe a Página do Odair Plantas

nas Redes Sociais:

SITE DESENVOLVIDO POR: